top of page
header site-01.png

inscrições oficinas

Cópia de Asset 1_edited.png

Durante o III Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste: tecendo redes de luta com os povos das águas, dos campos e das cidades, teremos um dia dedicado para a realização de oficinas em territórios populares que contam com trabalhos de assessoramento técnico, que será no domingo, dia 6 de abril de 2025.

As oficinas estão programadas para o período da manhã e terão sua finalização com um almoço coletivo em cada uma das comunidades que nos receberão, com um custo de R$35,00 (trinta e cinco reais), que deve ser pago no momento da inscrição. Os interessados em participar dessas trocas podem acessar as informações sobre as oficinas aqui nesta página. Nela, é possível também acessar os formulários de inscrição. Note que há um formulário específico para cada oficina. Confira se acessou o formulário correto!

As oficinas ocorrerão simultaneamente, portanto, só é possível se inscrever em uma (01) delas. As inscrições estão disponíveis entre os dias 17 e 28 de março de 2025, ou até que todas as vagas sejam preenchidas!

oficina 01:
Comunidades Prainha, Fibra e Beco

 

Inscrição para a participação na Oficina 1, nas comunidades de Prainha, Fibra e Beco, em Aracaju/SE, que são assessoradas pelo EMAU Trapiche - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da parceria com o Movimento Organizado dos Trabalhadores Unidos (MOTU) e do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). Nesta área, há um conflito caracterizado pela especulação imobiliária atrelada à construção de empreendimentos que exercem influência política e econômica na cidade, e pelo racismo ambiental, enquanto as comunidades lutam para manter sua ancestralidade e seus modos de vida.

Número de vagas: 30

Data: 06 de abril de 2025 (domingo)

Horário: de encontro: 8h30

Horário do retorno: 13h30

Ponto de encontro: Pista de Skate - Orla do Porto Dantas.
Av. Gen. Euclídes Figueiredo, 3000 - Dom Luciano, Aracaju - SE, 49067-013

oficina 02:
Território Quilombola de Brejão dos Negros

Inscrição para a participação na Oficina 2, no Território Quilombola de Brejão dos Negros, em Brejo Grande/SE, que conta com assessoramento técnico da Chão - Assessoria Técnica Popular, através da parceria com a comunidade e diferentes instituições. O quilombo está a cerca de duas (02) horas de Aracaju, e enfrenta um contexto racismo ambiental associado à exploração de petróleo, do agrohidronegócio e do patrimonialismo estatal. Em contrapartida, trata-se de uma comunidade tradicional que vem, desde 2021, reforçando uma produção agroecológica de alimentos, buscando fortalecer uma produção sustentável e preservando os modos de cultivo ancestrais. A oficina ocorrerá no Centro Comunitário da comunidade Santa Cruz, uma das cinco comunidades que compõem Brejão dos Negros. A proposta da oficina é conhecer a estratégia de produção de alimentos saudáveis e a conservação de suas matas, com o uso sustentável, que faz parte da trajetória de luta e resistência pela terra do território quilombola.

Número de vagas: 30


Data: 06 de abril de 2025 (domingo)
Horário de encontro: 7h00
Horário de retorno: 13h30
Ponto de encontro: Centro de Criatividade

Rua Dom Bôsco, 119-149 - Cirurgia, Aracaju/SE.

oficina 03:
Loteamento Senhor do Bonfim (Barrosinho)

Inscrição para a participação na Oficina 3, no Loteamento Senhor do Bonfim (Barrosinho), em Aracaju/SE, que é assessorada pela Chão - Assessoria Técnica Popular, através da parceria com a Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bonfim (ACMLSB), do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), com fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/Sergipe) e apoio da Habitat para a Humanidade Brasil. Este território enfrenta atualmente os desafios de conservar a sua cultura comunitária tradicional, por conta da pressão do capital que tem promovido uma expulsão silenciosa e bastante violenta dos moradores, pela falta de perspectivas de trabalho, pelo aumento do custo de vida na localidade e pela supressão dos modos de vida tradicionais devido a poluição dos rios e desmatamento das áreas de restinga e manguezal. Para esta oficina, além da aproximação e reconhecimento do território, propõe-se, ao final, um espaço de discussão e troca de saberes sobre a mobilização popular na luta por direitos territoriais.

Número de vagas: 30

Data: 06 de abril de 2025 (domingo)

Horário de encontro: 8h30

Horário do retorno: 13h30

Ponto de encontro: R. Marcolino Messías Ramos, 195 - Farolândia, Aracaju - SE, 49032-470

oficina 04:
Salinas (Programa Periferia Viva)

Inscrição para a participação na Oficina 4, em Salinas, em Laranjeiras/SE, onde está sendo desenvolvido um Plano de Ação do Programa Periferia Viva (Secretaria Nacional de Periferias, Ministério das Cidades), em articulação com a Residência Multiprofissional em Habitação e Direito à Cidade (HabCidade), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A localidade está a cerca de 40 min de Aracaju, e insere-se em uma área de produção sucroalcooleira, sendo parte dela um conjunto habitacional que apresenta moradias inacabadas e infraestrutura precária, e se configura hoje como um setor de risco de deslizamento, pois seu projeto não levou em consideração as condições topográficas da região e não previu nenhum tipo de contenção para a encosta resultante do corte feito no terreno. Na oficina, será realizada uma produção colaborativa sobre os riscos existentes no território, que contribuirá com o projeto que está sendo desenvolvido no âmbito do Programa Periferia Viva.

Número de vagas: 20

Data: 06 de abril de 2025 (domingo)
Horário de encontro: 7h30
Horário de retorno: 13h30

Ponto de encotro:  Centro de Criatividade

Rua Dom Bôsco, 119-149 - Cirurgia, Aracaju/SE.

bottom of page