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Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

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Levando em consideração a variedade de práticas de assessoria técnica, e de atividades desempenhadas por grupos de comunidades, associações, movimentos sociais, entidades, universidades, entre outros, entende-se que esses tipos de atividades podem gerar diferentes produtos. Diante disso, optamos por uma maior diversidade de categorias de submissão de trabalhos, para que tais histórias possam ser contadas e para que haja maior alcance nas discussões e debates do evento. Assim, foram estabelecidas 6 categorias de submissão:

  • Rodas de discussão;

  • Relato de experiência;

  • Artigo;

  • Vídeo/Produto Audiovisual;

  • Poemas e manifestos;

  • Fotografias.

DIRETRIZES GERAIS:

 

  • Todos os trabalhos enviados deverão dialogar com a temática central do Fórum “Assessoria Técnica Popular como uma Plataforma pelo direito de habitar”, e estarem inseridos em  um dos 3 eixos temáticos do 2º Fórum ATPN; 

  • Todos os trabalhos deverão ser originais e inéditos, ou seja, não sendo publicados em avaliação ou apresentados em nenhum outro meio, exceto trabalhos que foram publicados em páginas pessoais, quando a autoria é identificada;

  • Cada autor poderá submeter apenas 1 (um) trabalho, embora o mesmo autor possa aparecer como co-autor em outros trabalhos;

  • Não há limite de autores;

  • O título do trabalho não pode coincidir com o título da edição do 2º Fórum ATPN;

  • Os trabalhos deverão seguir as instruções de formatação que estarão descritas em cada uma das diretrizes específicas;

  • A seleção dos trabalhos será feita baseada no anonimato dos autores;

  • Os autores cedem o direito de publicação e exposição das fotografias, poemas, poesias, vídeos e artigos ao II  Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, na forma deste edital;

  • As submissões com dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas na etapa de triagem;

  • Os arquivos para submissão, seja em qual formato estiver, não poderão ultrapassar 5MB; 

  • Para submissão de produtos audiovisuais e fotos será necessário preencher a autorização de publicação nos Anais do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste e no Canal do Youtube do Fórum neste link, de acordo com os termos descritos na seção 'Declaração de Direito Autoral';

  • Todos os trabalhos aceitos serão apresentados no II Fórum, publicados nos Anais do evento e/ou no Canal do Youtube do Fórum;

  • Trabalhos que não respeitem as normas descritas nesta página serão automaticamente recusados.

DIRETRIZES ESPECÍFICAS:

 

RODAS DE DISCUSSÃO:

Espaços propostos pelos participantes do evento, que podem ter caráter teórico ou prático, como oficinas, rodas de conversa ou palestras. Esses espaços devem ser pensados  para duração de até duas horas, e podem ser propostos por coletividades, sejam associações, movimentos, comunidades organizadas, grupos de pesquisa,parcerias entre entidades, entre outros.

As rodas de discussão deverão propor atividades que abranjam a temática central do evento, inserindo-se em um dos três eixos propostos.

  • Poderão ser propostas por representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, profissionais, estudantes, pesquisadores (as), professores (as), gestores públicos, entre outros;

  • Duração de no máximo 2 horas, com até 3 apresentações;

  • A avaliação não é cega;

  • Cada proponente só poderá submeter uma Roda de discussão, mas poderá participar de outra roda, caso seja convidado;

  • O texto deve ter formato curto de até 5.000 caracteres com espaço, ou, no máximo, 3 páginas, em PDF, segundo formato indicado pelo link;

 

​RELATO DE EXPERIÊNCIA:

  • Nesta categoria cabem relatos de experiências práticas e resistências, em texto corrido, com caráter de descrição e narração de atividades e processos de resistência de comunidades e movimentos, bem como relativos a experiências de assessoria técnica; 

  • Diferentemente de ensaios científicos, não requer rigor formal, nem bibliografia acadêmica pertinente;

  • O texto deve ter formato curto de até 5.000 caracteres com espaço, ou, no máximo, 3 páginas, contando com até 2 imagens (mínimo 300 DPIs);

  • Para a avaliação às cegas, o relato deverá ser enviado em .docx com identificação e em PDF sem identificação e deverão seguir as instruções de formatação indicada neste link.


 

​ARTIGO:

  • Nesta categoria cabe o envio de artigos, processos de trabalho e resistência, e reflexões sobre a prática da assessoria técnica; 

  • O texto deve ter formato curto, de 12.000 até 15.000 caracteres com espaço, ou, no máximo, 7 páginas, contando com até 3 imagens (mínimo 300 DPIs), excluindo capa e referências;

  • O artigo deve ter um resumo em português com no máximo 300 caracteres, sendo opcional ter  resumos em outros idiomas;

  • Para a avaliação às cegas, o artigo deverá ser enviado em .docx com identificação e em PDF sem identificação e deverão seguir as instruções de formatação indicada neste link.


 

​VÍDEO/PRODUTO AUDIOVISUAL:

  • O Produto audiovisual pode ser um vídeo, filme, curta-metragem, animação, minissérie ou afins;

  • O produto audiovisual não deverá ultrapassar 1GB;

  • O produto audiovisual deverá ser enviado em formato MP4;

  • O vídeo deve ter, no máximo, 10min. Caso o arquivo seja maior, deverá ser enviado um trailer, que será apresentado no dia do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste;

  • Na submissão e para a avaliação às cegas, o vídeo enviado não poderá ter nenhuma referência ao autor. 

  • O autor, no ato da inscrição, deverá concordar com a “autorização de uso de produto audiovisual” para que sua inscrição seja confirmada e seu produto audiovisual possa ser reproduzido no evento e nos Anais;

  • Para a divulgação nos Anais, o vídeo pode ter maior duração e deverá ser colocado em uma plataforma digital que disponibilizará um link para divulgação. Além disso, deverá ser enviado uma página de referência, com até 2000 caracteres, seguindo formato A4 com uma imagem representativa do vídeo, sinopse, biografia sobre o autor e o link de acesso ao material audiovisual, segundo formato apresentado neste link.

 

POEMAS E MANIFESTOS:

  • A categoria tem como objetivo abranger formatos mais diversos de expressão, como  poemas, manifestos, ou outro a ser proposto pelo autor;

  • Diferentemente de ensaios científicos, não requerem rigor formal nem bibliografia acadêmica pertinente;

  • Manifestos e poemas devem ter, no máximo, 2000 caracteres, distribuídos em até 2 páginas com até 1 imagem (com no mínimo 300 DPIs);

  • O manifesto ou poema deverá ser enviado seguindo as instruções de formatação indicada neste link (MANIFESTO) ou  neste link (POEMA);

  • Para a avaliação às cegas, o manifesto, poema ou poesia deverá ser enviado em .docx com identificação e em PDF sem identificação e não poderá ter nenhuma referência ao autor.

 

​FOTOGRAFIAS:

  • A foto deve cumprir o limite máximo para envio (1GB), e ter, no mínimo, 300 DPIs. Deverá conter também um texto com no máximo 1 página ou 2000 caracteres explicando a relação da foto com um dos eixos temáticos do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste e a biografia do autor;

  • A página de referência à fotografia enviada na submissão deverá cumprir o formato de página A4 (vertical), podendo ser em cores ou em preto e branco, em PDF e seguindo a formatação do modelo no link.

  • Na submissão e para a avaliação às cegas, a fotografia enviada não poderá ter nenhuma referência ao autor. 

  • O autor, no ato da inscrição, deverá concordar com a “autorização de uso de produto audiovisual” para que sua inscrição seja confirmada;

  • Para o evento, a fotografia deverá ser impressa pelo próprio autor, no tamanho indicado no formulário de submissão, e ser entregue até 12:00 da quinta-feira, 7 de abril de 2022, à organização do evento;

  • Serão disponibilizados, pela Comissão Organizadora, suportes para que a obra seja exposta. O formato dos suportes será de acordo com a dimensão das fotos, e será informado posteriormente.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para serem apresentados no evento, os trabalhos serão avaliados pelo comitê de seleção de trabalhos, segundo os seguintes critérios:

 

1) Adequação do material à proposta do Fórum;

2) Relevância do tema, da questão ou do projeto apresentado;

3) Desenvolvimento do argumento;

4) Apresentação de análises, resultados e/ou reflexões (preliminares ou finais).

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